Flamengo atinge 22 milhões de inscrições em suas redes e lidera o crescimento em 2019;
Corinthians lidera crescimento no YouTube e registra o segundo maior crescimento geral;
São Paulo chega aos 2 milhões de seguidores no Instagram, terceira maior conta entre clubes;
Atlético-MG e Cruzeiro alcançam 1 milhão de seguidores no Instagram durante fevereiro;
Vasco se destaca com crescimento superior à soma do crescimento de Botafogo e Fluminense;
Ceará, Íbis e CSA foram os clubes com maiores variações de crescimento entre os 45 clubes.
São Paulo, 08 de março de 2019 – Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, Vasco da Gama e São Paulo, clubes que mais cresceram no período e que juntos correspondem a 62% do total de novos inscritos nas contas de mídias sociais dos clubes brasileiros durante o mês anterior.
O Flamengo registrou seu segundo melhor crescimento mensal desde o início da divulgação do ranking digital em julho de 2016, ao somar mais de 444 mil novos fãs em suas plataformas sociais no último mês. O clube, atual líder do ranking, também bateu a marca inédita de 22 milhões de seguidores no combinado de todas as plataformas. O crescimento expressivo de 444 mil inscritos no mês anterior se concentrou em sua conta no Instagram, a plataforma foi responsável por 74% dos novos inscritos durante fevereiro. O clube, inclusive, liderou o crescimento mensal tanto no Instagram quanto no Facebook e Twitter entre todos os clubes monitorados.
O Corinthians registrou o segundo maior crescimento em fevereiro , somando cerca de 189 mil novos inscritos em seus canais oficiais. Assim como o líder Flamengo, grande parte das novas inscrições se concentraram em sua conta no Instagram (67%). Dono do quarto maior canal de clubes de futebol do país com a “Corinthians TV”, o clube paulista foi o que mais somou novas inscrições no YouTube durante fevereiro. Ao todo, foram cerca de 37 mil novos inscritos no período, superando a soma de novas inscrições no YouTube de todos os rivais paulistas presentes no ranking.
O Atlético Mineiro, possivelmente motivado pelos jogos da Libertadores da América em fevereiro, obteve o terceiro maior crescimento entre todos os clubes monitorados. O clube somou 123 mil novas inscrições, 75% delas em sua conta no Instagram, o que o levou a ultrapassar 1 milhão de seguidores e a ultrapassar o rival Cruzeiro nesta plataforma. O Cruzeiro, por sua vez, também atingiu a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram durante o mês anterior, reforçando o equilíbrio das duas maiores torcidas do estado de Minas Gerais. Segundo os dados de 28/02, data de fechamento da análise mensal, apenas 17 mil inscritos (no combinado entre todas as redes sociais) separavam Cruzeiro (8º) e Atlético Mineiro (9º) no ranking digital geral.
O Vasco voltou a figurar no TOP5 ao registrar o 4º maior crescimento geral. O clube não figurava entre os cinco maiores crescimentos desde maio/2018. Provavelmente motivado pela conquista da Taça Guanabara, o cruzmaltino somou 94 mil novos inscritos em seus canais oficiais em fevereiro, superior à soma do crescimento de Botafogo e Fluminense no mesmo período.
O São Paulo registrou o quinto maior crescimento absoluto no período ao somar 62 mil novos inscritos em suas redes sociais. O clube paulista também se destacou ao atingir a marca de 2 milhões de inscritos em seu perfil no Instagram. Atualmente, os cinco clubes que possuem mais seguidores no Instagram são: Flamengo (3,6 milhões), Corinthians (3,2 milhões), São Paulo (2 milhões), Palmeiras (1,7 milhão) e Chapecoense (1,2 milhão).
Os clubes que mais se destacam em variação de crescimento entre os 45 monitorados foram: Ceará, Íbis e CSA, todos registraram uma variação de 2,6% em relação ao mês anterior.
Veja abaixo o levantamento atual:
Fonte: Ibope/Repucom
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 45 clubes com o maior número de seguidores do país.