Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira mostra que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Segundo os números, o Rubro-Negro carioca tem preferência de 20% dos brasileiros. Em seguida aparece o Corinthians, com 14%.
A diferença entre torcedores do Flamengo e Corinthians supera a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha mostrou ainda que 22% não têm clube.
Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o Brasil, entre os dias 29 e 30 de agosto.
Em relação ao levantamento anterior realizado pelo Datafolha, em janeiro de 2018, o percentual do Flamengo foi de 18% para 20% (dentro da margem de erro). O Corinthians ficou estável nos 14%, com ampla vantagem em relação ao terceiro colocado.
Segundo a pesquisa, São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%) completam a lista dos times que atingiram ao menos 1%.
O Flamengo tem vantagem em quase todas as cores. O Corinthians só aparece numericamente à frente entre brancos (16% a 13%), mas com empate técnico, de acordo com as regras da pesquisa: a margem de erro para esse item, segundo o Datafolha, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os negros, a diferença é de 24% a 11%, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Os rubro-negros também são maioria entre pessoas que se declaram pardas (23% a 14%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos).
Mais dados Datafolha
Na análise por renda familiar, a maior vantagem rubro-negra aparece na faixa dos mais pobres. Entre pessoas com até dois salários mínimos, o Flamengo aparece com 22%, contra 13% do Corinthians, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Há ainda um predomínio de torcedores do Flamengo em três das cinco regiões brasileiras, sendo uma preferência de 39% na região Norte, 28% no Centro-Oeste e 27% no Nordeste.
No sudeste, é registrado um empate técnico com o Corinthians, que aparece numericamente à frente, mas a diferença está dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
O Flamengo não está em primeiro apenas na região sul, onde Grêmio e Internacional, assumem as duas primeiras posições.
Sendo a Datafolha, a vantagem do Flamengo na liderança é maior do que a margem de erro pela primeira vez desde 2012.
Se considerarmos margem de erro, a torcida do Flamengo pode ser maior do que a soma do segundo e terceiro colocado juntos.
Fonte: Folha/Globo