Dois dos maiores times do país, Corinthians e Flamengo se enfrentam na noite desta quarta-feira (15), pelo primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Brasil, em Itaquera, podendo se orgulhar de algo em comum: a doação de mais de R$ 7 milhões de reais em bolsas de ensino de educação presencial e a distância, em conjunto com uma parceira de ambos, a Universidade Brasil.
Desde que os dois clubes iniciaram a parceria com a Universidade – com o time paulista, em 2017, e com o Rubro-Negro, em 2018, aproximadamente 300 torcedores se beneficiaram da ação, que leva o nome de ‘Esporte com Educação’, idealizada pelo reitor da instituição, Fernando Costa. Cada bolsa possui um valor médio de R$ 25 mil reais.
As bolsas de estudo são entregues obrigatoriamente para pessoas de baixa renda, que recebem até dois salários mínimos. Os beneficiados variam de clube para clube, mas todos eles possuem parcerias com ONGs e instituições de caridade, além de incluírem, a pedido da própria Universidade, que colaboradores, funcionários e até atletas das categorias de base participem do projeto.
Cada vitória, cada gol marcado, cada partida sem sofrer gol e cada rodada na liderança do Campeonato Brasileiro rendem uma bolsa de estudo ao longo da competição. Em 2018, o Flamengo doou 106 bolsas, e o Corinthians, 57. O time paulista realizou ainda a entrega de 102 bolsas pela performance na disputa de 2017, ano em que sagrou-se campeão. Já em 2019, com apenas quatro rodadas realizadas, o Flamengo doou 18 bolsas, e o Corinthians, 14.
Se não bastasse o fato de terem uma chance de voltar a estudar recebendo bolsas 100% integral, para os mais de 65 cursos disponibilizados pela Universidade, as pessoas beneficiadas também possuem a oportunidade de conhecerem de perto seus ídolos. No Corinthians, aconteceram três entregas de bolsas durante o ano passado, e todos os alunos receberam os certificados das mãos dos jogadores, além de poderem acompanhar o treinamento no CT Joaquim Grava.
Fonte: Terra.com.br