Foi do luto à luta. E foi uma recuperação bonita de se ver. No ano em que viveu a maior tragédia de sua história, o futebol de base rubro-negro se superou. E com muita luta, amor, suor, lágrimas, esforço, garra e orgulho, os Garotos do Ninho terminam a temporada 2019 entregando para a Nação o ano mais vencedor de sua história.
Muito acima de um número total de 27 títulos conquistados (superando os 21 ganhos em 2018), novo recorde histórico do futebol de base do Flamengo, está a relevância dos troféus. Foram cinco títulos internacionais, entre eles o Bicampeonato invicto do Mundial de Dubai na categoria Sub-16, e três títulos nacionais inéditos: os Brasileiros Sub-17 e Sub-20, e a Supercopa Sub-20, que garantiu aos Garotos do Ninho vaga na Taça Libertadores da América 2020.
Além disso, das 13 categorias da base, 12 sagraram-se campeãs em 2019. O Sub-14 não levantou o título, mas bateu na trave. Foi vice-campeão do Abano Football Trophy, na Itália, após sofrer o gol de empate nos acréscimos e ser derrotado pelo Valência (ESP) nas cobranças de penalidades máximas.
“O mais importante é que, por trás de todas essas conquistas, há um trabalho que é organizado e muito bem realizado já há alguns anos. O clube tem a suas diretrizes muito claras, na forma e estilo de jogar. Todas as categorias seguem esse modelo. Claro, existem as particularidades de cada treinador e comissões técnicas e suas competências, mas o jogar do Flamengo tem um estilo próprio, pela identidade, história e cultura do clube. Esse jogar é baseado em princípios que direcionam os processos aplicados nas categorias, e que faz parte de uma metodologia verticalizada de trabalho que aplicamos desde as categorias menores até o Sub-20, tanto com os atletas quanto com as respectivas comissões técnicas. A tendência é evoluirmos mais a cada nova temporada”, disse Eduardo Freeland, Gerente Geral do Futebol de Base do Flamengo.
Aliado a isso, estão alguns fatores que são de fundamental importância no processo de desenvolvimento dos atletas da base rubro-negra. Os principais são os protocolos de capacitação e de formação continuada dos profissionais que trabalham nas categorias de base do Flamengo, e a integração constante entre o futsal e o futebol de campo. Dentro disso, torna-se a cada ano mais importante a chegada dos atletas cada vez mais jovens ao clube, já que assim estarão aptos a participarem de todo o processo de formação e transição, além do aumento da relação e da identidade entre atletas e clube.
Com base nisso, foram firmadas algumas parcerias ao longo de 2019 que são fundamentais para que todo o processo de captação do clube seja cada vez maior e mais amplo: o acordo de acordo com a Subsecretaria de Esportes e Lazer do Município do Rio de Janeiro, que contempla 3600 crianças nas 26 vilas olímpicas da cidade, e o acordo com cinco clubes de futsal de bairros do Rio de Janeiro, também com o objetivo voltado para a captação de novos talentos.
“Um dos grandes diferenciais que o futebol de base do Flamengo tem em sua metodologia de trabalho é a integração entre o futsal e o futebol de campo, sendo o futsal modalidade complementar ao desenvolvimento do atleta. Existem vários estágios e etapas de trabalho que o atleta passa ao longo de sua formação, e nosso objetivo é trabalhar todos esses processos de desenvolvimento da melhor forma possível. Paralelo a isso está nosso trabalho de captação, que é fundamental para o clube e muito bem conduzido por nosso Gerente Luiz Carlos. Com as parcerias para a captação nas Vilas Olímpicas e clubes de bairro, conseguimos ampliar nosso raio de observação para todo o Estado do Rio de Janeiro e atingimos quatro mil crianças a mais do que anteriormente”, disse o Vice-Presidente do Futebol de Base Vitor Zanelli, que completou:
“O resultado é bem evidente. Nossa categoria Sub-20, que conquistou cinco títulos de expressão ao longo da temporada e se classificou para a Taça Libertadores de 2020, tem mais de 50% do seu plantel oriundo do futsal. Entre eles, nossos três atletas campeões mundiais Sub-17 com a Seleção Brasileira (Lázaro, Daniel Cabral e Gabriel Noga)”, finalizou Vitor Zanelli.
Veja abaixo a lista completa dos 27 títulos conquistados pelos Garotos do Ninho na temporada 2019. E que venha mais em 2020!
Sub-20:
Campeão Taça Guanabara
Bicampeão Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG)
Bicampeão Estadual
Campeão Brasileiro
Campeão Supercopa do Brasil (Vaga na Taça Libertadores da América 2020)
Sub-17:
Campeão Brasileiro
Campeão MU Summer Tournament (Inglaterra)
Campeão Taça Rio
Campeão Carioca de Futsal
Sub-16:
Bicampeão Mundial (Dubai)
Campeão Puskas Kupa (Hungria)
Campeão Verona Cup (Itália)
Sub-15:
Campeão Aldeia Cup
Sub-13:
Campeão Aldeia Cup
Sub-12:
Campeão IberCup Porto Alegre (Torneio Internacional)
Campeão IberCup São Paulo
Campeão Carioca de Futsal
Campeão Metropolitano
Sub-11:
Campeão Taça Os Donos da Bola
Campeão Futsal Torneio de Camboriú
Sub-10:
Campeão Copa Dente de Leite
Campeão Carioca de Futsal
Sub-9:
Campeão Go Cup
Sub-8:
Campeão Estadual de Futsal
Sub-7:
Campeão Novos Talentos
Campeão Carioca
Sub-6:
Campeão Carioquinha
Fonte: Flamengo.com.br